quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

CONSELHOS BÍBLICOS - 2º CONSELHO

CONSELHOS BÍBLICOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL, FORTE E RELEVANTE”

2º CONSELHO: SATURE SUA MENTE.

Leia o que Paulo disse à igreja em Filipos:

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. (Fil 4:8)

O  que ele está nos dizendo poderia ser definido assim: 

Estabeleça prioridades espirituais para ser espiritualmente saudável”.

Porque precisamos entender que somos seres espirituais. Não só compostos de carne, vivendo pelos 5 sentidos apenas.

Hoje existe um apelo em todos os sentidos para alimentarmos apenas nosso ser físico, carnal.

Querem fazer-nos viver como se não fossemos uma ser único – carne/espírito.  Como se não precisássemos alimentar nosso ser interior/espírito.

Precisamos alimentar nossas almas com coisas espirituais. Cito Paulo novamente:

“PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra”. (Col 3:1,2)

A Bíblia nos exorta, chama a nossa atenção sobre a necessidade de alimentarmos  nosso ser interior com valores espirituais, morais, encher nossa mente com conhecimentos, com ideais altruístas. Preste atenção novamente ao que Paulo disse aos crentes em Filipos:

“...tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisto pensai”.

 Vivemos em dias que nossa mente, nosso coração, são bombardeados diuturnamente com todo tipo de informação, imagens, propagandas que alimentam apenas nossos desejos e vontades carnais e egoístas, egocêntricas. 

 A sociedade na qual estamos inseridos transforma tudo em objeto de desejos: coisas e pessoas. Pensamos em ter e em consumir coisas e pessoas. Pensamos em entretenimentos e prazeres que nos são vendidos como um estilo de vida feliz. Somos uma geração bombardeada por sensualidade, nas propagandas, afinal não se vende cerveja, carros, sem ter mulheres seminuas nelas. Vemos isso nos painéis instalados nas ruas, nas revistas de todos os tipos, nas músicas com apelos sensuais, eróticos, nas programações de TV como novelas, seriados, filmes, bem como na internet, e nas ruas de nossas cidades.

Somos levados a crer que o mundo está posto ai para satisfazer apenas nossas necessidades, nossas vontades e nossos desejos. Então consumimos e usamos coisas e pessoas.

Hoje gastamos nosso tempo com tantas coisas supérfluas ( inútil por excesso), envolvemos nossa mente com tantas coisas que não irão trazer nenhum conhecimento produtivo, duradouro e real.

Não irão trazer nenhuma mudança concreta em nossas vidas. Não irão produzir sentimentos concretos como paz, alegria, senso de realização, existência. Nos tornarão ainda menos humanos, menos compreensivos, generosos, e mais infelizes e mais vazios.

Você pode observar isso claramente pelo conteúdo das conversas com as pessoas com as quais você se relaciona no trabalho, na escola, faculdade, casa e até mesmo na igreja.

Mas veja o que Paulo disse a quase 2000 anos atrás:

"Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá."  (I Tm 4 : 13)

Paulo estava ensinando ao seu filho  e discípulo na fé, jovem Timóteo, que ele deveria persistir em ler! Ou seja, adquiri conhecimento, obter informações, tornar-se um pessoal com uma mente diferenciada.

Ler o que, você poderia perguntar: o óbvio: 1º lugar leia a bíblia! 

Como disse Mario Quintana : “O pior analfabeto é aquele que sabe ler e não lê". 

Deveríamos nos preocupar como essa informação, pois uma vez que você sabe ler e não lê a palavra, está perdendo a oportunidade de crescimento espiritual, emocional, intelectual e material também. 

Ouça agora o que diz o sábio que escreveu provérbios”
“Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;  Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino.  Mais preciosa é do que os rubis, e tudo o que mais possas desejar não se pode comparar a ela.  Vida longa de dias está na sua mão direita; e na esquerda, riquezas e honra.  Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas de paz.   É árvore de vida para os que dela tomam, e são bem-aventurados todos os que a retêm”. ( Pv 3: 13-18)


Nossa mente precisa ser tomada por aquilo que irá produzir valores que irão transcender este mundo.  Esses valores você só irá encontrar na palavra de Deus: a Bíblia!

Ela é o único livro capaz de transformar a sua mente...porque ela é a palavra de Deus. Você pode ler e deve ler muitos livros, onde você obterá uma série de informações, conhecimento, sabedoria. Mas eles serão apenas bons ou ótimos livros, mas não podem mudar sua vida, sua mente, seu coração. Eu não sei te explicar como, mas a Bíblia tem esse poder! Ela muda, porque ela é viva e eficaz como ela mesmo diz em Heb 4:12.

Encha sua mente com suas histórias, com seus conceitos, com suas verdades, com seus princípios, poesias, etc. Leia, estude-a, medite nela, memorize-a! Como disse o salmista no Sl 119:11."Escondi ( guardei) a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti". 

Assim, sua mente será transformada e você poderá transformar o mundo ao seu redor. Pois esse é o desejo de Deus, que você seja uma agente de transformação! Amém . 

0 comentários :

Postar um comentário